Mudanças entre as edições de "Introdução"

De IBICT
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
  
Desde o seu nascimento na história antiga, as bibliotecas tem evoluído, ofertando suporte à busca incessante por conhecimento.   
+
Desde o seu nascimento na história antiga, as bibliotecas tem evoluído, ofertando suporte à busca incessante por conhecimento. Etmologicamente, biblioteca é formado por dois afixos gregos, "biblo" (livro) mais "theke" (lugar de guarda),  
  
 
== Catálogos online ==
 
== Catálogos online ==

Edição das 21h31min de 20 de setembro de 2015

Desde o seu nascimento na história antiga, as bibliotecas tem evoluído, ofertando suporte à busca incessante por conhecimento. Etmologicamente, biblioteca é formado por dois afixos gregos, "biblo" (livro) mais "theke" (lugar de guarda),

Catálogos online

Os catálogos online, originalmente em inglês online public access catalog (OPAC), é primordialmente uma base de dados referenciais de material bibliográfico acessível de forma online. Essa base de dados compõe-se de registros de livros e outros documentos mantidos por uma biblioteca. O maior objetivo de uma OPAC é facilitar o acesso aos materiais disponibilizados pela biblioteca.

Sobre o Koha

O Koha Integrated Library Management System, ou simplesmente Koha, é um sistema de gerenciamento de bibliotecas totalmente operado via internet, sendo o primeiro sistema completo de gestão de bibliotecas e centros de documentação em formato de software livre e aberto a ser distribuido no mundo. Desenvolvido originalmente para a Biblioteca Horowhenua da Nova Zelândia pela Katipo Communications Ltd em 1999, o sistema foi lançado oficialmente em janeiro de 2000 e desde então tem recebido contribuições de desenvolvedores, profissionais da informação e usuários que participam ativamente de seu aperfeiçoamento.

Atualmente, o software tem sido mantido em desenvolvimento por diferentes iniciativas, com o apoio de várias empresas e organizações distribuídos por vários países.

O braço mais profícuo de desenvolvimento é contudo o mantido pela Koha Community1, um grupo de entusiastas formado por desenvolvedores, bibliotecários e demais interessados no uso de sistemas de informação em bibliotecas e centros de documentação que periodicamente lançam atualizações para o software com soluções para problemas de desenvolvimento e inclusão de novas ferramentas.Isso é possível pois o software é distribuído sob os auspícios da licença GPL2 (General Public Licence), o que permite sua distribuição e modificação livremente. O Koha é caracterizado por ser não apenas um software de busca para acervos informacionais, mas sim um pacote completo de gerenciamento, com módulos responsáveis pela circulação de materiais, catalogação, aquisições, periódicos e controle dos usuários.Desde seu desenvolvimento, diversas empresas procuraram criar derivações do código original que atendessem a seus interesses particulares. A versão do Koha utilizada pela Seção de Biblioteca Escolar é a distribuída pela Koha Community e que se encontra atualmente em sua versão 3.6, lançada em outubro de 2011.Com o passar do tempo, o sistema extrapolou as fronteiras da Nova Zelândia e ganhou espaço em diversos países, com milhares de bibliotecas e centros de informação já utilizando o Koha.


Ao comparar algumas OPACs atuais, Yang e Hoffmann (2010) revelaram que o Koha atende a maior parte das características para a próxima geração de catálogos, com uma interface web apropriada ao momento tecnológico.



Referências

YANG, Sharon Q.; HOFMANN, Melissa A. The next generation library catalog: A comparative study of the OPACs of Koha, Evergreen, and Voyager. Information Technology and Libraries, v. 29, n. 3, p. 141-150, 2013.