Mudanças entre as edições de "Tecer"

De IBICT
Ir para: navegação, pesquisa
(Cópias de segurança)
(CONSIDERAÇÕES FINAIS)
Linha 473: Linha 473:
  
 
Procedimentos de segurança devem ser efetuados no servidor onde os programas e a Tecer estão instalados. Se possível o servidor fique dedicado á Tecer, porém caso não seja possível, tomar as medidas de segurança para assegurar-se de falhas. Caso o servidor da TECER compartilhe com outros sistemas verificar se não há incompatibilidade nas configurações do software necessárias para a TECER.
 
Procedimentos de segurança devem ser efetuados no servidor onde os programas e a Tecer estão instalados. Se possível o servidor fique dedicado á Tecer, porém caso não seja possível, tomar as medidas de segurança para assegurar-se de falhas. Caso o servidor da TECER compartilhe com outros sistemas verificar se não há incompatibilidade nas configurações do software necessárias para a TECER.
 +
 +
=== Cópias de segurança ===
 +
 +
 +
Sugerimos que uma cópia de segurança seja feita freqüentemente durante o uso da Tecer. Os dados da TECER ficam armazenados no PostgreSQL, portanto uma estratégia de backup deve ser implantada para evitar perda de dados.

Edição das 15h38min de 25 de março de 2014


O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) desenvolveu e distribui o TECER, um software livre que possibilita a criação e gerenciamento de tesauros.O TECER é um sistema que funciona em ambiente Web, ou seja, permite que vários usuários acessem o sistema ao mesmo tempo via programas navegadores (browsers), tais como o Internet Explorer ou o mozila, por exemplo. É compatível com sistemas operacionais como o Windows e Linux, pois foi desenvolvido com a linguagem portável JAVA. Customizável, permite alteração da apresentação do sistema, alterando o layout das páginas, seleção de idioma, facilidades de exportação de dados e gerência de usuários. Dentre as funcionalidades disponíveis, destaca-se a recuperação de informação e a gestão de conteudo. No que se refere a recuperação, o TECER possui ferramenta de busca e geração de relatórios, alem de permitir visualizar o tesauros por vários critérios, alfabético, por hierarquia, em teia e outros. Na gestão dos tesauros permite geranciar mais que um tesauro por instalação do TECER. no que se refere a gestão de um tesauro, pode-se, alem da consulta, adicionar termos, alterar, controlar duplicidade de termos e excluir termos. Por fim, o TECER apresenta uma ferramenta útil na gestão de tesaurus online, alinhado aos sistemas Web que disponibilizam informações e ofertam serviços gratuitamente, apresentando uma boa solução às instituições que procuram por um software livre para gestão de tesauros.

Índice

INSTALAÇÃO LINUX

Introdução

O objetivo deste manual é orientar os responsáveis pela instalação e manutenção do ambiente computacional necessário para a implantação do sistema de Tecer.

O IBICT distribui o programa: Tecer;

Este manual orienta a instalação e adequação necessárias do software bem como do Tecer.


Visão Geral

Sobre o Tecer

O TECER é um sistema de gerenciamento de tesauros que consiste em um conjunto de módulos integrados, atendendo a critérios de consistência e segurança. Um sistema de gerenciamento de tesauros possui as seguintes funções básicas: gerência facilitada da entrada de dados (termos), atualização e consulta aos dados do tesauro; Garantir a consistência dos dados por meio de rotinas de verificação, controle e manutenção; Permitir a consulta e utilização do tesauro no momento da indexação e da pesquisa a uma base de dados e, por fim, gerar saídas em tela ou impressas com vistas à editoração de acordo com as normas de apresentação de tesauros.

O software tem suporte a mono e multiusuários onde está previsto o trabalho simultâneo de usuários numa rede local ou pela internet, com controle de senhas.

O sistema na atual versão é composto pelo seguintes módulos principais:

  • Coordenador
  • Equipe
  • Visitante


Plataforma Unix


Softwares Básicos para a Instalação do Tecer

A seguir é apresentada uma descrição dos softwares básicos necessários para a implantação do TECER que podem ser baixados no link:Ibict

  • JDK 1.6: Java Development Kit (JDK) significa Kit de Desenvolvimento Java, e é um conjunto de utilitários que permitem criar sistemas de software para a plataforma Java. É composto por compilador e bibliotecas.
  • JBoss AS 5.0.1: É um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma J2EE implementada completamente na linguagem de programação Java. Como é baseada em Java, JBoss pode ser usado em qualquer Sistema Operacional que suporte Java.
  • PostgreSQL 8.3.7: É um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional (SGBDOR), desenvolvido como projeto de código aberto e um dos mais avançados.


Procedimentos para instalação dos softwares

Instalação do PostgreSQL e criação da base de dados

A versão utilizada para homologação do sistema Tecer com o PostgreSQL foi 8.4 pela indisponibilidade da versão 8.3 no repositório, podendo ser utilizada versões superior.

Vale salientar que o sistema é compatível com ambas as versões e a sequencia de passos para a instalação é a mesma independente da versão (8.3 ou 8.4).

Para instalar o PostgreSQL abra o terminal e digite os seguintes comandos:

  • Logar como root
[usr]$ sudo su
  • Instalação dos pacotes do postgresql
[root]# apt-get install postgresql-8.4 postgresql-client-8.4 postgresql-contrib-8.4
  • Instalação dos pacotes do PGAdmin3
[root]# apt-get install pgadmin3 pgadmin3-data

Após a instalação do PostgreSQL, crie um usuário com login: season e senha: season e então criar um banco de dados com o nome tecer com regra season. Se o banco de dados estiver em outro servidor, o PostgreSQL deverá estar configurado para aceitar conexões externas.

  • Volte para a raiz do Sistema Operacional
[root]#cd /
  • Logar como postgres
[root]#su - postgres
  • Criar Usuário e senha para o banco tecer
[postgres]$ createuser season;
[postgres]$ alter user season with password ‘season’;
  • Criar o banco de dados (tecer)
[postgres]$ createdb tecer (criar o banco de dados tecer)
  • Importar o SQL do tecer para o banco de dados
[postgres]$ psql tecer </opt/bd_tecer.sql


Para alterar o IP, usuário e senha abra o arquivo Tecer-ds.xml que está no endereço jboss-

5.0.1.GA\server\default\deploy e altere as informações das tags user-name, password e

connection-url.

Caso o banco de dados estiver externo a máquina local, o endereço de conexão deverá conter o seu endereço de IP como mostra a imagem abaixo.

Tecer-ds.jpg
Figura 1: –Tecer-ds


Instalando JDK

Digite os seguintes comandos no terminal para instalar o JDK:

  • Instalando JDK
[root]# apt-get install openjdk-6-jdk


JBoss

Faça o download do JBoss Application Server através do link no item 3 e salve-o em qualquer diretório, aqui assumimos o diretório ‘/usr/jboss’. Depois de terminado o download execute as linhas de comando:

  • Crie o diretório jboss na raiz do sistema
[usr]$ mkdir /usr/jboss

Verificar se o arquivo no diretório jboss-5.0.1.GA/bin/run.sh tem permissão pra execução, se não tiver tem que dar permissão.

  • Permissão
[root]#chmod 775
  • Iniciando o jboss
[root]# opt/jboss-5.0.1.GA/bin/run.sh start
  • Parando o jboss
[root]# opt/jboss-5.0.1.GA/bin/ shutdown.sh




INSTALAÇÃO WINDOWS

Introdução

O objetivo deste manual é orientar os responsáveis pela instalação e manutenção do ambiente computacional necessário para a implantação do sistema de Tecer.

O IBICT distribui o programa:Tecer; Este manual orienta a instalação e adequação necessárias do software bem como do Tecer.

Plataforma Windows


O TECER funciona nos seguintes navegadores:

  • Internet Explorer 7.x;
  • Internet Explorer 8.x;
  • Mozilla 1.4+, Firefox;
  • Google Chrome.


Procedimentos para instalação dos softwares

Instalação do PostgreSQL

O PostgreSQL é um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), utilizado para armazenar as informações do projeto.

Seu uso é gratuito e seu código aberto, no Windows ele pode ser acessado através da ferramenta gráfica PGAdmin que é instalada junto ao PostgreSQL.

Faça o download do software em: Ibictou postgresql

Depois de ter feito o download, descompacte o arquivo para uma pasta que desejar. Acesse a pasta e execute postgresql-8.3.msi para a instalação.

Aquivo postgresql.jpg
Figura 1: –Arquivo postgresql


Acesse a pasta e execute postgresql-8.3.msi para a instalação.


Arquivo de Instalação



Depois que clicar no arquivo acima, abrira a seguinte janela, clique em executar para começar a instalação


Executar instalação do PostgreSQL

Ao executar o arquivo postgresql-8.3.msi será exibida a tela para escolha da linguagem a ser utilizada no programa de instalação.

Instalação do PostgreSQL (Segundo Passo)

Nesta tela de aviso, clique em Próximo.

Instalação do PostgreSQL (Terceiro Passo)

Em outra tela com algumas informações, clique em Próximo.

Instalação do PostgreSQL (Quarto Passo)

Nesta tela informativa, sobre PL/Java e clique em Próximo.

Instalação do PostgreSQL (Quinto Passo)

Na tela de configuração do serviço, o usuário/instalador pode deixar a senha em branco se desejar que o instalador gere uma senha para ser lembrada. Ou se preferir, poderá digitar uma senha com a palavra definida, season como senha. Após esse passo, clique em próximo. O domínio deve ser o nome do usuário da máquina e a senha pode ser a mesma do perfil ou season.

Instalação do PostgreSQL (sexto Passo)

Aparecerá então uma janela perguntando se você deseja criar essa conta, marque a opção Sim.

Instalação do PostgreSQL (sétimo Passo)

Marque a opção: “Inicializar o agrupamento de bancos de dados”, selecione o Encoding

(Server e Client) como UTF-8 nas duas caixas.


Marque a opção: “Aceitar conexões em todos os endereços, e não apenas localhost”


Escolha um Superusuário, neste caso usamos a palavra, season.

Escolha uma senha, neste caso usamos a palavra, season.

Para as demais informações, como Porta e Local e, mantenha a configuração já definida.

Instalação do PostgreSQL (Oitavo passo)

Irá aparecer a seguinte mensagem clique na opção ok.

Instalação do PostgreSQL (nono passo)

Na próxima tela, desmarque a opção PL/plpgsql.

Instalação do PostgreSQL (Décimo passo)

Na tela abaixo são apresentadas as extensões chamadas contribs, clique em Próximo.

Instalação do PostgreSQL (Décimo primeiro passo)

Terminada a configuração será exibida a tela informando que o PostgreSQL está pronto para ser instalado. Clique Próximo e será exibida a tela de andamento da instalação.

Instalação do PostgreSQL (Décimo segundo passo)
Instalação do PostgreSQL (Décimo terceiro passo)

Para concluir a instalação, desmarque a opção “Launch Stack Builder at exit” e clique em Concluir.

Instalação do PostgreSQL (Décimo Quarto passo)

Ativando Logon Secundário

O logon secundário e o serviço no Windows 7 que ativa o serviço de banco de dados. Para ativar esse o logon secundário vá ao menu iniciar->barra de pesquisa-> digite serv-> clique em Serviços.

Ativando Serviço Logon Secundário

Abrirá a tela de serviços do Windows: Clique com o botão direito em Logon secundário-> propriedades->Tipo de inicialização-> escolha automático.

Ativando Serviço Logon Secundário(segundo passo)


Propriedades de Logon Secundário


Criando a Base de Dados

Para acessar o PostgreSQL vá ao menu Iniciar -> Programas -> PgAdmin III

Acessando o PgAdminIII

Adicione uma nova conexão em Arquivo -> Adicionar ao servidor ou clique no ícone parecido com uma tomada.

Criando conexão com a base de dados

Então aparecerá uma janela, preencha-a com as seguintes informações, após preencher as informações o botão ok permanecerá desabilitado, deverá apenas clicar no x e fechar a janela:


Nome: localhost

Porta: 5432

Manutenção do BD: season

Nome de usuário: season

Preenchendo os dados para conexão
.


Se a aplicação estiver em outro servidor, então deverá ser alterado na aplicação o IP do servidor de banco de dados.

Para alterar o IP, usuário e senha abra o arquivo Tecer-ds.xml que está no endereço jboss-5.0.1.GA\server\default\deploy . Para abrir esse endereço abra o executar através do Menu Iniciar > Executar e Altere as informações das tags user-name, password e connection-url para as informações do seu banco de dados como na imagem a seguir:

Alterando o arquivo
.


Depois de criado a conexão dê duplo clique em cima da conexão criada e um x que está acima do nome irá desaparecer, assim que você preencher a senha (season).

Conectando ao Servidor


Abra a hierarquia do servidor (clicando em +) e selecione Banco de Dados escolha o menu Editar -> Novo Objeto -> Novo Banco de Dados ou clique com o direito em cima de Banco de Dados, como na imagem a seguir.

Criando nova base de dados‎


Preencha os campos da nova tela com valores (o nome da base de dados deve ser escrito em minúsculo):

   Nome: tecer
   Dono: season
   As demais informações mantenha como está e clique em OK
Preencher os dados para criar a base de dados
.


Criando o banco de dados dê clique simples e em seguida clique no ícone SQL.jpg (no menu principal) para abrir a janela de comandos sql.

Com a janela aberta, selecione o menu Arquivo -> Abrir, localize o arquivo bd.sql na pasta do projeto e abra-o.

Preencher os dados para criar a base de dados

Com o arquivo aberto, clique no ícone Icone.jpg para executá-lo.

Criando uma pasta tecer

Abra o executar clicando no Menu Iniciar > Executar ou através das teclas Windows + R

Abrindo o executar

Digite o seguinte conteúdo C:\Documents and Settings\All Users se for no windows XP, e C:\Users\ no Windows 7. Crie uma pasta chamada tecer no diretório que será aberto pelo executar, como na imagem:

Criar a pasta tecer

Instalando o JDK

O JDK (Java Development Kit) é o conjunto de ferramentas necessárias para a programação na linguagem JAVA (a principal funcionalidade é o javac, que é o compilador da linguagem). Neste tutorial vamos aprender como instalar e configurar o JDK em ambiente Windows.

Acesse o site oficial: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Clique em Download JDK.

Link para o JDK


Selecione a plataforma (Windows x32). Aceite o contrato de licença e faça o download gratuito do JDK.

Selecione JDK e aceitar licença


Abra o arquivo e clique em executar.

Iniciando a instalação

Clique em aceitar ”accept”.

Aceitando os termos da licença

Clique em next “próximo”

Customizando o Setup


Clique em next ”próximo” novamente.

Prosseguindo com a instalação


Aguarde enquanto instala.

Instalando o JDK

Clique em finish “encerrar” para finalizar a instalação

Finalizando a instalação

Configurando as variáveis de sistema

Agora que já instalamos o JDK, vamos configurar as Variáveis de Ambiente para que o JAVA funcione corretamente. Clique com o botão direito em Meu Computador > Propriedades

Acessando as propriedades

Selecione a aba Avançado >Variáveis de ambiente (botão).

Crie/edite as variáveis do sistema.


JAVA_HOME: informe <o diretório da instalação do JDK>, por exemplo C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24 (imagem)

Alterando as variáveis de ambiente
   Path: informe <diretório da instalação do JDK>\bin, por exemplo C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_31\bin 

(se existirem outros diretórios cadastrados, inserir no início e separar por ponto-e-vírgula, as vezes pode acontecer um problema de não conseguir iniciar o Jboss no Windows XP, e no Windows 7, se isso ocorrer deve-se acrescentar depois do Bin com ponto-e-vírgula o caminho: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_31\bin;%SYSTEMROOT%\System32 ).

   CLASSPATH: informe <diretório da instalação do JDK>\lib\tools.jar, por exemplo C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24\lib\tools.jar.

Testando a instalação

Para verificar se a instalação e configuração foram realizadas com sucesso, abra um prompt de comando (prompt do DOS) através do Menu Iniciar > Acessórios > Prompt de comando.

Digite a instrução: java -version (versão do JAVA) ou javac -version (versão do compilador) , conforme a figura abaixo:

Testando a instalação

INSTALANDO O JBOSS APPLICATION SERVER

Acesse a pasta C: através do executar digitando C: como na figura abaixo ou Menu Iniciar > Executar.

Abrindo o executar

• Crie uma pasta chamada Tecer na raiz do C:

• Descompacte o arquivo jboss-5.0.1.GA.zip na pasta C:\Tecer\ .

• Antes de startar o servidor de aplicação Jboss-5.0.1.GA, faça a configuração do arquivo components esse arquivo e encontrado na pasta : C:\Tecer\jboss-5.0.1.GA\server\default\deploy\Tecer-ear.ear\Tecer.war\WEB-INF , você vai abrir o arquivo components, você vai encontrar as seguintes informações no arquivo, as linhas que estão selecionadas e onde deve ser feitas as alterações. Este arquivo e para configurar o servidor SMTP, que e o servidor de email, que serve para que a aplicação possa enviar emails, quando cadastrar usuário novo ou quando um usuário sugerir um termo.

Arquivo components

Deve-se configurar o email do coordenador do sistema exemplo:

username = o email do coordenador do sistema

port = 465

passoword = a senha do email

ssl = true


Alterando arquivo components


• Depois de ter feito essas alterações clique em salvar o arquivo e starta o Jboss-5.0.1.GA

• Acesse a pasta C:\Tecer\jboss-5.0.1.GA\bin e execute o arquivo run.bat . Para acessar essa pasta basta digitar esse endereço pelo executar, menu iniciar> executar> escrever endereço.

Pasta bin do Jboss

Depois que executar o arquivo run.bat, a seguinte janela Abrirá:

Jboss started

Após aparecer uma mensagens Started in 2m:35s:172ms o projeto estará pronto para ser acessado pelo navegador através do endereço: http://localhost:8080/Tecer

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os softwares necessários para o funcionamento do sistema Tecer podem ficar em um mesmo servidor. Algumas considerações devem ser relevantes:

Cuidados com a segurança 

Procedimentos de segurança devem ser efetuados no servidor onde os programas e a Tecer estão instalados. Se possível o servidor fique dedicado á Tecer, porém caso não seja possível, tomar as medidas de segurança para assegurar-se de falhas. Caso o servidor da TECER compartilhe com outros sistemas verificar se não há incompatibilidade nas configurações do software necessárias para a TECER.

Cópias de segurança

Sugerimos que uma cópia de segurança seja feita freqüentemente durante o uso da Tecer. Os dados da TECER ficam armazenados no PostgreSQL, portanto uma estratégia de backup deve ser implantada para evitar perda de dados.