Mudanças entre as edições de "Nome DOI"
(Criou página com '== Nome DOI == O sistema de identificação DOI é constituído essencialmente por um nome DOI que segue uma sintaxe do tipo <prefixo>/<sufixo>: O ''' prefixo ''' é um c...') |
Edição das 12h07min de 16 de abril de 2015
Nome DOI
O sistema de identificação DOI é constituído essencialmente por um nome DOI que segue uma sintaxe do tipo <prefixo>/<sufixo>:
O prefixo é um código numérico sempre iniciado com ‘10.’ e seguido de um número de identificação da editora ou organização, que é atribuído pela autoridade de registro DOI, por exemplo, o prefixo DOI da Oxford University Press é 10.1093, Elsevier é 10.1016 e Scielo é 10.1590;
O sufixo é um código alfanumérico escolhido pela instituição que deseja atribuir o DOI em seus conteúdos, e é definido a partir de um consenso. Editores podem ser consultados para indicar a melhor maneira de definir o sufixo.
O prefixo pode ter subdivisões precedidas por ponto, por conveniência administrativa. Não implica hierarquia, todos os códigos têm igual status no sistema DOI. Porém, a subdivisão pode ter problemas técnicos, por isso, a ISO 26324 recomenda obter mais informações sobre a atribuição de registro do código. Exemplo: 10.1000.10.
Estrutura do nome DOI para títulos de periódicos
Para a atribuição do DOI aos artigos, obrigatoriamente, não há a necessidade de atribuição prévia desse identificador ao periódico. No entanto, há uma forte orientação que o DOI do artigo seja composto pelo sufixo do periódico acrescido de identificação do artigo, mas isso não é obrigatório. Logo, não há vinculação dos identificadores, porém é interessante buscar um padrão e uniformidade na atribuição do DOI para artigos. A figura 2 demonstra um possível modelo de DOI para artigos de periódicos:
Estrutura do nome DOI para artigos de periódicos