Desenvolvimento:como se faz:exibindo um campo personalizado

De IBICT
Edição feita às 14h06min de 8 de abril de 2016 por Diegomacedo (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Exibindo um campo personalizado

Esta página contém informações gerais sobre a forma de apresentar novos campos na interface do VuFind.

// Graças ao Luis Diaz para ajuda na elaboração deste documento. //

Entendo como os campos no VuFind são apresentados

Toda a apresentação do VuFind são renderizados usando templates do PHP dentro de theme. Os dados usados nestes templates é recuperado a partir de um record driver, que é uma classe PHP com muitos métodos públicos. o record driver frequentemente recupera as informações a partir do indíce Solr ou em um registro MARC armazenado e recuperado do índice.

No caso do Solr, dos dados dos campos armazenados no índice é disponibilizados no record driver através de sua propriedade no campo; no caso do MARC, métodos de conveniência são fornecidos para a extração de dados. Para outros formatos de dados e disponibilidade, fontes e formato de dados internos irá variar de acordo com o desenho do search backend.


Fluxo para adicionar um campo

O fluxo básico para adicionar um campo é:

 - Disponibilizar os dados para o VuFind
 - torne os dados acessíveis através do record driver
 - apresentar os dados no template apropriado
1. Disponibilizar os dados para o VuFind

É possível que os dados já estejam disponíveis para o VuFind. Se você está recuperando um valor a partir de um campo dentro do registro MARC armazenado, ou se você deseja exibir um campo que já é visível em outras partes do VuFind, você pode pular esta etapa.

Se você precisa processar dados na fase de indexação em vez de carregá-lo cru no MARC, você precisará ajustar o seu SolrMarc configurando e/ou suas definições no schema.xml do Solr. Veja a discussão no adding facets para obter detalhes sobre como fazer isso.

Não se esqueça de reindexar os dados e reiniciar o Solr depois de fazer alterações como esta!