Operador lógico padrão para busca

De IBICT
Edição feita às 11h25min de 19 de setembro de 2013 por Washington (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O DSpace possui duas ferramentas de busca: a simples e a avançada. A diferença básica é que a busca simples procura o argumento de busca em todos os campos de metadados, nos nomes de comunidade e coleção e no texto completo, se for o caso. Na busca avançada, o argumento é procurado apenas nos campos determinados, podendo utilizar operadores lógicos entre os argumentos de busca.

Um argumento de busca é o conjunto de termos que se utiliza para executar uma busca. Pode conter uma ou mais palavras e operadores lógicos. Assim, um argumento de busca pode ser desde uma simples palavra até um conjunto complexo, formado por palavras e operadores lógicos com ou sem utilização de caracteres coringas nas palavras, criando uma variedade de opções.

caso o argumento de busca contenha mais de uma palavra sem nenhum operador lógico entre essas palavras, o DSpace, pela configuração original, entende que o operador lógico padrão é o “ou” (OR). Esse operador aumenta significativamente a quantidade de documentos buscados, pois recupera tanto os documentos que possuem um termo e outro, quanto os que possuem os dois, Aumentando assim a chance de recuperação.

Pode-se trocar o operador “ou” para “e” (AND), e assim restringir mais a busca por duas palavras. Nesse caso, o buscador recuperará apenas os documentos que contenham as duas palavras simultaneamente. Apesar de esse operador reduzir o número de documentos recuperados, torna a busca mais precisa se utilizar mais que uma palavra sem um operador lógico explícito.