Catalogação no Koha
Antes de começar a catalogar no Koha, você deve fazer alguns ajustes básicos de configuração. É importante ter certeza de que as Planilhas bibliográficas MARC estejam definidas exatamente como você deseja. Uma vez que você comece a utilizar o módulo de catalogação, você não poderá adicionar ou remover campos e subcampos. Deste modo, é importante que suas planilhas estejam bem definidas antes de começar a catalogação.
Índice |
Registros bibliográficos
No Koha, o registro bibliográfico contém as informações principais relativas ao material, o que inclui título, autor, ISBN etc. Esta informação é armazenada em formato MARC (diferentes formatos do MARC são suportados pelo Koha). A partir da inserção destes dados será possível adicionar exemplares.
Adicionando registros bibliográficos
Registros podem ser adicionados ao Koha via catalogação (normal) ou catalogação cooperativa. Se você deseja criar um registros utilizando um modelo em branco:
- Clique em '+Novo registro'
- Escolha uma planilha (essas planilhas vieram com a instalação do Koha e outras foram criadas em Administração>Catalogação)
Se desejar catalogar um registro baseado em um registro já existente em outra biblioteca:
- Clique em 'New from Z39.50/SRU'
- Pesquise o item que desejar catalogar
- O campos pesquisáveis podem ser alterados em: Administração> Z39.50
- Nos resultados você pode escolher o link 'Importar' à direita do registro que você deseja adicionar ao Koha.
- Além do link de importação à direita de cada título, você pode clicar no título em que está interessado e surgirá um menu com links para ter uma visualização prévia do registro e possibilidade de importá-lo
- Se você não encontrar o título que procura nos resultados de busca do Z39.50 você pode clicar no botão 'Tente outra pesquisa' na parte inferior esquerda da tela de resultados.
Quando você abrir uma planilha em branco ou tiver importado um registro via Z39.50 você será levado a um formulário onde continuará a catalogação.
- Caso você prefira não ver os números dos campos MARC, altere a preferência hide_marc. Cada usuário pode ocultar estes números desmarcando a caixa 'Show tag' na barra superior do editor.
- Para expandir ou ocultar uma tag, clique na descrição da tag.
- Para obter ajuda sobre os campos MARC da Library of Congress, clique no sinal de interrogação (?) à direita de cada número de campo.
- Se você acha que estas imagens confundem a tela você pode ocultá-los desmarcando o box 'Exibir links para a documentação de tags MARC' no topo do editor
- Dependendo do valor atribuído a preferência do sistema BiblioAddsAuthorities, alguns campos não poderão ser editados. Se você configurou esta preferência para não permitir que o catalogador altere campos controlados por autoridades você verá um símbolo de um cadeado a esquerda do campos.
- Se este ícone aparecer, você precisará clicar no ícone (que parece um papel com um caneta) no lado direito do campo para buscar por uma autoridade existente.
- Na lista de resultados, clique 'Escolher' para trazer estas informações para o registro no catálogo
- Alguns campos fixos possuem informações que mudam com base no tipo de material que você está catalogando (por exemplo os campos 006 e 008)
- Quando tiver terminado, clique em 'Salvar' no topo da página e escolha se você deseja salvar e ver o registro bibliográfico que você criou ou continuar a adicionar/editar exemplares ligados a este registro
- Ao escolher 'Salvar e visualizar registro' você será direcionado ao registro catalogado.
- Ao escolher 'Salvar e editar exemplares' você será direcionado a uma página para adicionar ou editar um item.
- Ao escolher 'Salvar e continuar editando' permitirá que você salve seu trabalho feito até o momento e você pode continuar
- Se você tentar adicionar um registro duplicado no sistema, você será avisado sobre isto antes de salvar.
Adicionando registros analíticos
Algumas bibliotecas utilizam, às vezes, a catalogação analítica para tornarem artigos de jornal e artigos que compõem trabalhos monográficos ou seriados mais acessíveis aos usuários. A catalogação analítica envolve a criação de um registro bibliográfico exclusivo para estes artigos, capítulos, seções etc. encontrados dentro de um material maior, como capítulo em um livro, um artigo em um jornal ou periódico. Na catalogação analítica, apesar de um registro exclusivo ser criado para o título, ele não é fisicamente separado do item que o hospeda (aprenda mais sobre Analíticas no capítulo 13 da AACR2)
Se você desejar fazer uma catalogação analítica você possui duas opções. A primeira é usar a função 'Analítica fácil' e a outra é 'Fluxo de trabalho para analítica aprimorada'.
Analítica fácil (Easy analytics)
O recurso 'Analítica fácil' reúne registros analíticos mais facilmente. Mas primeiramente você deve configurar a preferência do sistema EasyAnalyticalRecords para 'Exibir' e a preferência do sistema UseControlNumber para 'Não usar'.
Após catalogar seu registro analítico clique em 'Editar' no topo da tela do registro e escolha a opção 'Link to a host item'.
IMAGEM
Será solicitado um código de barras para o exemplar ao qual este registro será vinculado.
IMAGEM
Após digitar um código de barras e clique em 'Selecionar' e você receberá uma mensagem de confirmação.
IMAGEM
O registro agora terá o campo 773 devidamente preenchido para completar o vínculo.
IMAGEM
Para ver todos os exemplares vinculado a um registro, faça uma busca pelo registro, clique na aba Analíticas à esquerda e as analíticas relacionadas a cada código de barras serão exibidas na coluna 'Utilizada em'.
IMAGEM
IMAGEM NOTA: Também é possível criar registros de analíticas nesta tela clicando em "Criar Analíticas".
Você também pode ver as analíticas relacionadas a este registro clicando em 'Exibir Analíticas' na parte superior do registro quando visualizar os detalhes do registro.
Analytics Enhanced Workflow
Para usar o metódo Enhanced Workflow para adicionar analíticas, primeiramente você precisa configurar as preferências do sistema EasyAnalyticalRecords para 'Exibir' e a UseControlNumber para 'Usar'.
Após catalogar seu registro analítico clique em 'Editar' no topo da tela do registro e escolha a opção 'New child record'.
IMAGEM
Ao escolher essa opção,uma página com um novo formulário será aberta. O novo formulário só necessita que o campo 773 seja preenchido para vincular o exemplar ao registro.
IMAGEM
Para ver todos os exemplares ligados a um registro, faça uma busca pelo registro, clique na aba Analíticas na esquerda e as analíticas relacionadas a cada código de barras serão exibidas na coluna 'Utilizada em'.
IMAGEM
Você também pode ver as analíticas relacionadas a este registro clicando em 'Exibir Analíticas' na parte superior da página de detalhes do registro.
IMAGEM
Ao visualizar a aba Analítica também será possível ver o registro ao qual a Analítica está vinculada na coluna 'Registro hospedeiro'.
Editando Analíticas
Caso você tenha vinculado um registro analítico de forma incorreta, você pode remover este vínculo editando o exemplar no registro analítico (não no registro hospedeiro). Para fazer isso, vá para o registro analítico e clique no botão 'Editar' e escolha 'Editar exemplares'. À esquerda de cada exemplar você verá as duas opções,
IMAGEM
- Clicando em 'Editar no host' irá permitir que edite o item no registro host.
- Clicando 'Devincular' irá remover o campo 773 e o relacionamento entre o analítico e o host.
Editando registros
Para editar um registro você pode clicar em 'Editar registro' nos resultados da pesquisa na catalogação.
IMAGEM
Ou clique no botão 'Editar' no registro bibliográfico.
IMAGEM
O registro abrirá o editor MARC.
IMAGEM
A alternativa é pesquisar no Z39.50 para substituir o seu registro por um registro completo encontrado em outra biblioteca. Você pode fazer isso escolhendo 'Substituir registro via Z39.50' no menu Editar.
IMAGEM
Uma vez que você escolher recuperar um registro no Z39.50, uma janela aparecerá para fazer a pesquisa em outras bibliotecas para o registro em questão.
Uma vez que o registro for editado clique em 'Salvar' à esquerda no topo da tela.
Você também pode usar o botão 'Editar' para adicionar uma imagem da capa, basta configurar as preferências do sistema OPACLocalCoverImages e LocalCoverImages para 'Exibir' e assim será possível fazer o Upload de uma imagem.
IMAGEM
Ao escolher a opção 'Upload' você será direcionado a página da ferramenta 'Upload da imagem da capa'.
Duplicando registros
Algumas vezes o registro que você precisa catalogar não pode ser encontrado via Z39.50. Nestes casos, você pode criar um registro duplicado com base em um registro semelhante e editar apenas os campos que diferem deste novo registro. Para duplicar um registro clique em 'Editar' escolha a opção 'Editar como Novo (Duplicar)' no menu do registro bibliográfico.
IMAGEM
Ao escolher essa opção, um novo registro MARC porém com os campos preenchidos com as informações do registro bibliográfico escolhido para ser duplicado.
IMAGEM
Combinando registros
Se você deseja unir diferentes registros, você pode fazer isso usaando a Ferramenta Listas. (Colocar LINK)
Deletando registros
Para deletar um registro bibliográfico clique no botão 'Editar' e escolha a opção 'Deletar registro'.
IMAGEM
Porém um registro bibliográfico só pode ser deletado se todos os itens a ele vinculado forem deletados antes. Se você tentar deletar um registro bibliográfico com itens vinculados a opção 'Deletar registro' estará indisponível.
IMAGEM