Upgrade de versões
Realizar upgrade de versões não é uma tarefa simples e direta. Há alguns dificultadores, os mais comuns são:
- Saber exatamente quais arquivos de layout foram alterados pelo usuário;
- Adaptar novas funcionalidades com o layout (por exemplo: busca facetada);
- Manter as estatísticas;
- Atualizar a base de dados;
- Migrar a assetstore (pasta que contem os documentos);
- Implementar possíveis alterações de código feitas pelo usuário.
Este passo-a-passo se concentra nos quatro primeiros tópicos descritos, já que o último foge do escopo de configuração e está mais relacionado às técnicas de programação JAVA. Há uma diferença entre os procedimentos descritos no manual oficial do DSpace 3.x e o que aqui se apresenta. De fato, entende-se que existe maior segurança em realizar uma instalação clean da nova versão e aplicar nela as configurações particulares da antiga. Essa tarefa gera também uma melhor compreensão do processo de atualização, e é possível estabelecer um procedimento genérico de migração de uma versão 1.x (com x >= 6) para a 3.x.
O primeiro passo é efetuar uma instalação instalação limpa, em uma pasta e base de dados diferente da utilizada para versão antiga.
NOTA: Para exemplo utilizaremos como pasta base o nome dspace-3.x-base e como base de dados dspace3x, onde x representa o número correspondente à versão (ex.: dspace32 para a versão 3.2).
Versão 1.x para a 3.x
Aqui toma-se como pressuposto que a instalação antiga foi efetuada na pasta dspace-1.x-base e tomou como base de dados dspace1x.
Atenção: Antes de qualquer outra ação deve-se realizar um backup da base de dados e da assetstore antiga. A aplicação pode receber um nome temporário novo, como por exemplo: dspace-3.x-jspui
NOTA: Dependendo do tamanho da base de dados e, principalmente, da(s) pasta(s) assetstore antiga(s), assim como das pasta de estatísticas. Os processos de backup e restore podem ser bastante demorados, portanto é melhor iniciá-los o mais breve possível.
Backup
Para o backup da base de dados basta que se execute o comando:
pg_dump dspace1x > bkp_dspace1x_DDMMAA.sql
Já para o backup da(s) pasta(s) assetstore, basta que se execute o comando, para cada pasta utilizada (em geral só se utiliza uma única pasta, que deve estar dentro da pasta base de instalação. Contudo para se ter certeza de qual(is) pasta(s) é(são) utiliza(s), deve-se verificar no arquivo dspace-1.x-base/config/dspace.cfg os parâmetros assetstore.dir, assetstore.dir.1 e assetstore.dir.2):
tar -cvzf bkp_assetstore_DDMMAA.tar.gz [caminho-da-pasta-assetstore]
O backup das estatísticas pode ser feito com:
tar -cvzf