Configurações básicas

De IBICT
Ir para: navegação, pesquisa

Os procedimentos técnicos são alterações que necessitam de intervenção da equipe de informática para serem implementados. Assim, apesar de estarem intimamente relacionados às políticas do repositório e, portanto, serem de responsabilidade do administrador, esses procedimentos são de execução de integrantes da equipe de informática. Nesse caso, devem ser executados sob supervisão do administrador.

Os procedimentos técnicos fazem parte da customização do DSpace, requerendo certo conhecimento compartilhado entre o administrador e a equipe de informática. Por esse motivo, o papel do administrador é importante, na medida em que orienta nas decisões, alinhadas com as políticas do repositório. Assim, mesmo que não execute o procedimento, o administrador desempenha seu papel.

O compartilhamento de conhecimento, entretanto, não é totalmente coincidente. Devido à especialidade da equipe de informática e do administrador, evidentemente, cada qual terá seu papel e conhecimentos complementares em relação ao repositório. Assim, o administrador orienta o trabalho da equipe de informática que conhece as particularidades necessárias à configuração. No entanto, não é uma questão de subordinação, e sim, de parceria entre o administrador e a equipe de informática.

como um software altamente configurável, o DSpace apresenta vários arquivos que permitem ajustar algumas facilidades, alterando ou implementado funcionalidades. Entretanto, esse manual não discorre sobre todos esses arquivos ou possibilidades de configuração. Para isso seria necessário um manual próprio. Assim, esse capítulo descreverá apenas algumas configurações que necessitam interação com o administrador.

A maioria das customizações no DSpace é executada no arquivo de configuração principal (dspace.cfg). Grande parte das configurações nesse arquivo é de cunho técnico e serve para adequar o DSpace à instalação. Entretanto, algumas configurações estão alinhadas às políticas do repositório e requerem a intervenção do administrador para escolher a melhor opção. No entanto, as modificações devem ser executadas pela equipe de informática.

O arquivo de configuração possui o formato de texto composto por parâmetros e valores, possuindo também comentários textuais com explicações sobre o parâmetro e, em alguns casos, os valores possíveis. Para os parâmetros sem comentários dos valores possíveis será necessário consultar a documentação técnica para conhecer as possibilidades.

Esses parâmetros tornarão o repositório mais adequado às necessidades da instituição. As decisões sobre os valores, nesses casos, não se relacionam às políticas, mas a questões preferenciais, sendo mais uma questão de tornar a funcionalidade disponível. Portanto, essas modificações são mais livres e independentes de recomendações.

Seja qual for o motivo das alterações, esse procedimento deve ser feito em parceria entre o administrador e a equipe de informática. Por razões técnicas, a equipe de informática está melhor qualificada para fazer as modificações. Entretanto, o administrador detém conhecimento teórico maior sobre esses assuntos. Portanto, a colaboração entre o administrador e a equipe de informática, nesses procedimentos, deve ser completa.


Índice

Configurações de idioma

Formulário de entrada

Configuração das listas de apresentação

Indexação e filtros

Licença Creative Commons

Opções de apresentação

Ativação de thumbnails

E-mails

Estatísticas