Configurar protocolo SWORD nos sistemas DSpace e SEER/OJS

De IBICT
Edição feita às 08h38min de 4 de novembro de 2014 por Alan (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Em muitos casos, uma instituição de ensino ou pesquisa possui repositórios e revistas. Quando um colaborador dessa instituição publica um artigo na revista da própria instituição, deve, também, depositar no repositório institucional, causando retrabalho. Nesse ponto, esta página descreve como implementar a integração entre revistas hospedadas em portais de periódicos e os repositórios, com o protocolo de comunicação SWORD, para evitar este retrabalho.

Índice

Apresentação

OJS/SEER

O OJS/SEER é um software para a criação de revista ou portais de revistas. Foca-se na disseminação de novos conhecimentos, contemplando todos os processos na editoração de uma revista digital online. Com isso, contemplam-se muitas disciplinas que têm na publicação de artigos em revistas científicas seu principal canal de disseminação de informações.

DSpace

Software para a criação de repositórios. Tem por finalidade principal a preservação lógica do conhecimento, por meio do depósito de cópias de documentos publicados em outras iniciativas. Assim, entre outros tipos documentais científicos, pode receber os artigos publicados em revistas implementadas com o OJS/SEER.

Protocolo SWORD

O protocolo Simple Web-service Offering Repository Deposit (SWORD) possibilita a integração de sistemas que publicam recursos a repositórios, por meio de especificações de um protocolo leve, que possibilita um depósito remoto automático. Com isso, possibilita que informações de um sistema possam ser transferidas para outro. Currier (2009), no âmbito dos objetos educacionais, afirma que o SWORD incentiva o deposito para o compartilhamento e reuso de objetos digitais.

Estruturado de forma similar aos sistemas baseados na arquitetura cliente-servidor, tem-se dois tipos de implementações, o cliente (sistema de publicação) e o server (repositório). Para um funcionamento padrão, o cliente faz uma requisição ao server, verificando em que coleções podem ser feitos os depósitos, após a verificação de permissão, transfere as informações do ciente ao servidor.

Lewis, Castro e Jones (2012) descrevem nove aplicações deste protocolo, todos voltados ao depósito em repositórios, mas em cenários distintos.

  • Editores para repositórios;
  • Sistemas de informação de pesquisa para repositórios;
  • Computadores pessoais para repositórios;
  • Repositórios para repositórios;
  • Interfaces de depósito para usuários especializados para repositórios;
  • Sistemas de gerenciamento de conferências para repositórios;
  • Equipamentos de laboratório para repositórios;
  • Deposito em massa para repositórios;
  • Autoria colaborativa.

Para o caso de “Editores para repositórios” possibilita que artigos sejam depositados em coleções específicas do repositório diretamente pelo Editor das revistas. Esses depósitos podem seguir os diversos fluxos, tais como: direto, avaliado, embargado e outros, dependendo da política da coleção. O depósito via protocolo apenas elimina as tarefas iniciais, mas preserva o fluxo definido pelo repositório.

Entretanto, para realizar esta integração é necessário habilitar e configurar os sistemas depositantes (cliente) e depositários (servidor). Deste modo são apresentadas neste documento o modo de configuração do SWORD no DSpace e no OJS. Finalmente é exemplificado o procedimento de depósito dos artigos no repositório.

Habilitando e configurando o SWORD no DSpace

O protocolo SWORD está disponível no DSpace, desde a versão 1.5, e é provido por meio de uma aplicação Web, a qual está presente dentro da instalação do software. É uma aplicação independente, mas altamente integrada. Assim, pode-se ou não disponibilizar o SWORD no DSpace, sem alteração nos demais serviços ofertados no repositório.

O DSpace possui um sistema peculiar de organização, um diretório fonte [dspace-fonte] de instalação e manutenção do sistema, um diretório de instalação [dspace-base], em que o sistema está instalado e a parte Web que fica na pasta [dspace-web]. Como esses diretórios dependem de cada instituição, nesta cartilha utiliza-se os nomes entre colchetes [ ] para identificá-los.

O Server do SWORD já está integrado ao DSpace, tanto a versão 1.5 quanto nas posteriores. Entretanto, para a utilização eficaz dessa funcionalidade, requer-se a configuração e disponibilização na camada web do sistema. Para tanto, é preciso realizar dois procedimentos:

Para ativar as configurações deve-se reinicializar o servidor Apache-Tomcat. A reinicialização faz com que o serviço web sword, contido na pasta sword colocada no [dspace-web], reconheça as configurações. Assim, pode-se testar o funcionamento do sword-server do Dspace. Para testá-lo basta abrir um programa browser e acessar a seguinte URL: http://www.meuservidor.com.br::8080/sword/servicedocument. O resultado é uma página com dados no formato XML, contendo as coleções a qual o depósito é permitido (Figura 1).

DetalhePaginaResposta.jpg
FIGURA 1 – DETALHE DA PÁGINA DE RESPOSTA DO SWORD-SERVER