Autoridades no Koha
O controle de autoridade facilita a organização do acervo, pois define listas autorizadas para que a consistência dos pontos de acesso do catálogo seja mantida. Esta padronização pode ser realizada por meio de nomes, assuntos, títulos uniformes, séries, entre outros, desde que estes sejam utilizados no catálogo. O módulo Autoridades do Koha permite gerir (adicionar, consultar, editar e excluir) autoridades ou importar registos a partir de outras bases de dados. Para incluir uma autoridade, escolha o tipo de autoridade através do botão Nova autoridade, no menu Autoridades e preencha os respectivos campos.
O processo de catalogação é realizado em inúmeras bibliotecas e centros de documentação e, pelo seu caráter de padronização, é possível recuperar registros por meio do protocolo Z39.50. Ele permite realizar pesquisa simultânea em vários catálogos bibliográficos, exportar registros em Formato MARC, estrutura XML e TXT. No Koha, é possível recuperar registros de autoridades clicando em Novo servidor Z39.50.
A partir da pesquisa realizada, pode-se escolher o termo desejado e importá-lo para o sistema, como mostram as figuras abaixo.
No resultado da pesquisa, pode-se ver o formato MARC do registro
Quando se clica em Importar, o registro aparece na planilha do Koha, possibilitando sua edição, antes de o salvar.
Depois de salvar o registro, o sistema apresenta algumas opções, como Editar, Duplicar, Excluir e Salvar.
Na opção Salvar, existem as seguintes opções:
A gestão dos tipos de autoridade é feita no menu: Administração do Koha > Catálogo > Tipos de autoridade, como mostra a figura abaixo: