Estatísticas

De IBICT
Ir para: navegação, pesquisa

Há duas opções de estatísticas disponíveis no DSpace versão 1.6.x, uma representando as estatísticas padrão, com pequena mudança desde as primeiras versões do DSpace, e outra incorporada nessa versão (SOLR). Nessa seção trataremos da estatística padrão, mesmo porque, as estatísticas incorporadas dependem da implementação de um sistema à parte, com configurações específicas. A estatística padrão está incorporada ao sistema, necessitando apenas de alguns procedimentos para ser visualizada.

As estatísticas padrão do DSpace remontam às primeiras versões do DSpace, com pouca modificação em relação às informações prestadas. Apresentando estatísticas gerais sobre o repositório, sem grandes detalhamentos, essas estatísticas são muito úteis como fonte de informações gerais do repositório. Entretanto, não fornecem informações particularizadas.

As estatísticas padrão são organizadas em seções, cada qual focando em um aspecto. cada seção revela informações específicas sobre determinado ponto, desde informações sobre quantidades totais a informações sobre os mais acessados, além das técnicas. Nesse caso, cada seção traz informações específicas sobre um aspecto.

A visão geral, por exemplo, apresenta informações gerais sobre o repositório, como o total de itens constantes no acervo, número de acessos separados por objetos digitais, itens, coleções e comunidades, entre outros. No entanto, todos os números apresentados são gerais, ou seja, para todo o repositório, sem refinamento. Não fornece informações particulares a um item ou coleção, por exemplo, somente sobre todos os itens ou coleções.

Algumas seções das estatísticas apresentam informações muito técnicas, enquanto outras são informativas, principalmente sobre frequências de execução de determinados processos. Itens mais visualizados, processos mais executados, usuários mais frequentes são exemplos de totalizações. Por outro lado, informações sobre os arquivos de log são tipicamente informações técnicas.

As estatísticas podem ou não estar públicas; para isso, devem ser configuradas. caso fiquem restritas, apenas os administradores podem ter acesso as suas páginas. A decisão de liberar ou restringir as estatísticas deve ser tomada verificando se as estatísticas apresentam alguma informação sensível à instituição que mantém o repositório.

Como são baseadas na extração de dados dos registros de Log, as estatísticas apresentam informações referentes a um período ou a um arquivo de log. Nesse caso, esses arquivos devem ser mantidos até gerarem as estatísticas. A falta de gravação nos arquivos de log pode afetar as totalizações apresentadas na página.

Os relatórios das estatísticas dependem da execução de programas, que podem ser automatizados. Esses procedimentos são apresentados como customizações avançadas do DSpace no manual de instalação. Nesse caso, as páginas de estatísticas ficam em branco sem a execução desses programas, que extraem as informações dos arquivos de logs e montam as páginas das estatísticas. Assim, para manter as páginas de estatísticas sempre atualizadas, automatize a execução desses programas.