Itens

De IBICT
Ir para: navegação, pesquisa

A opção de menu “Item” é igual à opção oferecida para os usuários com permissão de administrador, “Editar item”, na página de visualização do item. Essa opção permite gerenciar todos os aspectos do mesmo. Entretanto, para acessar pela opção de menu “Item” devese conhecer ou o identificador persistente (handle), ou o identificador interno. Assim, em muitos casos é mais fácil navegar até o item e utilizar a opção de menu “Editar Item”.

A página de editar item é composta por quatro abas que são acessadas pelo cursor do mouse ou pelas teclas “tab” (figura 35). Essas abas separam tipos de características do Item facilitando a alteração, pois pode-se ir diretamente à seção desejada e executar a alteração necessária. A única aba que não possui opção de alteração é a “Visualizar Item”; ela apenas apresenta o item.

A aba de “Status do Item” apresenta informações sobre o estado do item e permite que o mesmo possa ser alterado. Essa aba apresenta informações estáticas a sobre identificação do item, como identificador interno, identificador persistente e coleção a qual pertence. Além dessas informações, disponibiliza botões que permitem alterar o estado do item. Esses botões permitem remover o item, alterar suas permissões (ver a seção sobre permissão de itens nas páginas 60 a 63 e mover o item para outra coleção. cabe notar que há duas opções, expurgar e remover, que diferem na possibilidade de reversão. Enquanto a remoção pode ser revertida, o expurgo não.

Na aba de “Arquivos Binários” é apresentada uma lista com todos os objetos digitais do bundle do Item, com opção de adicionar outro objeto digital, remover um objeto digital ou visualizar. Geralmente, o bundle se organiza em três conjuntos, Original, Licenças creative commons e Licença. Nesse caso, pode-se executar os procedimentos necessários em qualquer um desses objetos digitais. Note-se que, dependendo da configuração do repositório, não se pode remover todos os objetos digitais de um conjunto, exceto o conjunto do creative commons, que é opcional.

Na página de edição do Item pode-se alterar os metadados, modificando os conteúdos, adicionando campos ou removendo outros. Um pequeno complicador está no formato dos campos apresentados. Os rótulos dos campos não são apresentados como no formulário de entrada, mas em seus formatos originais, como campos do esquema de metadados. Por exemplo, no esquema de metadados Dublin core, para o campo autor aparece dc.contributor.autor. Entretanto, a organização e apresentação da página facilitam a alteração dos metadados.

A aba de “Visualização do Item” é a mesma apresentada em outras partes do sistema, com opção de visualizar o registro simples ou completo do Item. É a mesma página que apresenta o item em qualquer opção de recuperação, seja em processo de busca ou navegação. Note-se que o registro simples é de mais fácil entendimento aos usuários comuns, enquanto o registro completo é de maior utilidade ao administrador ou usuários mais especializados.

O gerenciamento do Item, que pode ser acessados por duas vias, é útil para a manutenção dos itens e principalmente para particularizar as permissões do item, como no caso de restrição de acesso, por exemplo. Esse gerenciamento, em alguns repositórios, pode não ser utilizado, mas é útil em casos muito específicos.