Autoridades no Koha
O controle de autoridade facilita na organização do acervo, pois define listas autorizadas para manter a consistência dos pontos de acesso do catálogo. Esta padronização pode ser de nomes, assuntos, títulos uniformes, séries, entre outros, utilizados no catálogo. O módulo Autoridades do Koha permite gerir (adicionar, consultar, editar e excluir) autoridades ou importar registos a partir de outras bases de dados. Para incluir uma autoridade escolha o tipo de autoridade através do botão `Nova autoridade` no menu Autoridades e preencha os respectivos campos.
O processo de catalogação é realizado em inúmeras bibliotecas e centros de documentação e pelo seu caráter de padronização é possível recuperar registros por meio do protocolo Z39.50. Ele permite realizar pesquisa simultânea em vários catálogos bibliográficos, exportar registros em Formato MARC, estrutura XML e TXT. No Koha é possível recuperar registros de autoridades clicando em "Novo servidor Z39.50".
A partir da pesquisa realizada, pode-se escolher o termo desejado e importar para o sistema, como mostra as figuras abaixo.
No resultado da pesquisa você pode ver o formato MARC do registro
Quando clica em "Importar" o registro aparece na planilha do koha possibilitando a edição do registro antes de salvá-lo.
Depois de salvar o registro há algumas opções para o registro: "Editar", "Duplicar", "Excluir" e "Salvar".
Na opção "Salvar", dá-se as seguintes opções:
A gestão dos tipos de Autoridade é feita no menu: Administração do Koha - Catálogo - Tipos de autoridade, como mostra a figura abaixo: